segunda-feira, 30 de abril de 2012 0 comentários

Cristo morreu por todos ou por muitos?

A nova tradução dos textos litúrgicos propõe que se diga que o Sangue de Cristo foi derramado por muitos e não por todos. Porquê?! > notícia da agência ecclesia


terça-feira, 10 de abril de 2012 0 comentários

Mulheres na vida de Jesus Cristo

A revista Pública do dia 8 de Abril de 2012 apresenta um texto que começa assim:

Foi uma mulher a primeira a receber o anúncio da ressurreição de Jesus, que os cristãos hoje assinalam. Mas há outras mulheres importantes na vida de Cristo, mais decisivas do que tradicionalmente se acreditava.


segunda-feira, 9 de abril de 2012 0 comentários

Mulheres na Igreja

Bento Domingues pergunta no Público:
Porquê impedir as mulheres da Páscoa de realizarem a sua missão apostólica na vida da Igreja ao serviço da transformação do mundo?


0 comentários

Andrés Torres Queiruga

Artigo de opinião de Anselmo Borges no Diário de Notícias:
Enquanto o Papa, em Cuba, fazia apelo à liberdade, a Comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Espanhola publicava uma Notificação - na prática, para a opinião pública, a condenação de mais um teólogo, Andrés Torres Queiruga. Como se a liberdade fosse para os outros e não devesse vigorar também no interior da Igreja.
Para muitos - também para mim -, A. Torres Queiruga é um dos maiores teólogos católicos vivos. No meu entendimento, foi e é o teólogo que de modo mais profundo e conseguido enfrentou o cristianismo com a modernidade e a modernidade com o cristianismo. Desgraçadamente, alguns teólogos e bispos espanhóis não pensam assim.


quinta-feira, 5 de abril de 2012 0 comentários

A caridade dá que fazer

«Para um cristão, a primeira e última razão determinante da caridade é a actuação de Jesus Cristo, a sua prática de humanidade e de caridade que tem sempre em vista a liberdade da pessoa humana» (Luciano Manicardi).

domingo, 1 de abril de 2012 0 comentários

Como evangelizar a Semana Santa?

Bento Domingues, no jornal «Público» do dia 1 de Abril de 2012, escreve: 
Em contexto de "Nova Evangelização", a pergunta inevitável é esta: como evangelizar a Semana Santa? Que fazer para que se torne um intenso retiro consagrado à revisão e transformação da vida? O seguimento de Cristo não é um ritual nem sequer o ritual da Semana Santa. Os fanáticos das rubricas nas cerimónias religiosas ficam satisfeitos ao cumprir um regulamento. Chamam àquilo a Liturgia da Igreja, embora sejam os seus coveiros paramentados.
 
;